sábado, 29 de setembro de 2007

Ditadura Militar


Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Em 1964, o Brasil inaugura um período comum a toda a América Latina caracterizado pela violação dos direitos humanos, das liberdades democráticas e de expressão. Ao longo desses anos, todos os países do Cone Sul viveram sob ditaduras terroristas de segurança nacional. Assim, governos democráticos e progressistas foram derrubados e dezenas de milhares de pessoas presas, torturadas, tiveram de se exilar, foram banidas, assassinadas e desaparecidas. As seqüelas das ações repressivas do Estado terrorista persistem até hoje.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Guerra dos farrapos

A maior batalha do Rio Grande do Sul foi a Guerra dos Farrapos que teve caráter republicano contra o império brasileiro.
O 20 de setembro é a data de honra para os gaúchos.
Farrapos ou Farroupilhas, termo surgido do parlamento, com o tempo foi adotado pelos próprios revolucionários, de forma semelhante à que ocorreu com os sans-cullotes à época da Revolução Francesa. Seus oponentes imperiais eram por eles chamados de caramurus, termo jocoso em geral aplicado aos membros do Partido Conservador no Parlamento Imperial.